Descrição das atividades realizadas no IV Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermatofuncional

setembro 19, 2018by admin
Captura-de-Tela-2018-09-19-às-13.38.49.png

Descrição das atividades realizadas no IV Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermatofuncional –

Dias 30, 31/08 e 01/09/2018 – Novotel Center Norte – São Paulo:

O IV Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermatofuncional ocorreu nos dias 30 e 31/08 e 01/09/2018, evento este organizado pela Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional, associação oficial da especialidade e conveniada ao COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, sendo considerado o evento oficial e o mais importante da especialidade no Brasil, que ocorre a cada 2 anos, reunindo os maiores nomes da área de nosso país e convidados estrangeiros.

Tive a honra e o prazer de ser convidado para presidir o Congresso, o qual já venho atuando juntamente com a comissão organizadora há dois anos atrás. Atualmente faço parte da diretoria da ABRAFIDEF – Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional, gestão 2017/2018, no cargo de suplente, e juntamente com meus colegas organizamos toda a estrutura do evento. Contratamos o Hotel e os auditórios, a empresa organizadora Malu Losso Eventos (com mais de 30 anos de experiência na organização de congressos e feiras, inclusive muitos da área de saúde, principalmente eventos de Medicina), e demais empresas de sistemas de informação, etc.

Nestes dias que ocorreu o congresso tive o privilégio de abrir o evento, discursando sobre a importância do mesmo para nossa especialidade, e relembrei dados históricos desde a sua primeira versão em 2000, quando já participava como palestrante, e da influência deste congresso no desenvolvimento e crescimento da área.

Tivemos a honra de contar com a presença de autoridades ilustres, tais como o Dr. Roberto Cepeda, presidente do COFFITO, da Dra. Themis Brochado (presidente da ABRAFIDEF), do Dr. José Renato de Oliveira Leite, presidente do CREFITO 3 – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região – SP, da presidente da AFB – Associação de Fisioterapeutas do Brasil, da presidente da ABFO – Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia, dos presidentes dos CREFITOS 6 e 1 (Ceará e RN) respectivamente, dentre tantas outras autoridades, que discursaram elogiando a organização do mesmo e o momento importante que vive a fisioterapia e esta especialidade propriamente.

O Dr. Roberto Cepeda – Presidente do COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e o Dr. José Renato de Oliveira Leite, Presidente do CREFITO 3 – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (SP), palestraram sobre os caminhos da especialidade.  

Este evento contou com a participação de 464 congressistas vindos de 26 estados do Brasil (apenas Roraima não fora representado), do Chile, Argentina, Espanha e Portugal, 46 palestrantes (44 do Brasil, 2 estrangeiros – Portugal e Espanha). Foi o maior evento oficial realizado até o momento sob a organização da Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional – ABRAFIDEF.

Auditório lotado.

 

Tivemos a presença ilustre de dois convidados estrangeiros, o Prof. Dr. Marcel Caufriez (Investigador Belga), criador do Método Caufriez de Ginástica Hipopressiva e da Profa. Dra. Andrea Noites, da Escola Superior de Saúde do Porto (Portugal) que apresentou vários temas dentre eles os efeitos da Tecarterapia no tecido adiposo.

Ao todo foram ministrados 6 minicursos, 23 conferências, 5 mesas redondas, 3 workshops,  66 trabalhos científicos, 34 na forma de pôsteres e 32 no forma de apresentação oral, criteriosamente selecionados pela comissão científica (90 trabalhos submetidos). Os anais do evento serão publicados na Revista Fisioterapia Brasil, com direito a registro do ISBN para todos os resumos e direito a publicação na íntegra dos trabalhos premiados.

A Presidente da Comissão Científica foi a Profa. Dra. Maria Sívia M. Pires de Campos, a qual inclusive foi homenageada pela Comissão organizadora e pela Abrafidef pela sua grande importância na área, pois ela é considerada uma das pioneiras na atuação e no ensino da fisioterapia nesta área. Tive o privilégio, de fazer o discurso de homenagem, pois fui o primeiro orientando de TCC dela, mesmo ela sendo de outra instituição que me graduei. Foi uma honra e um dever liderar essa homenagem.

Juntamente com o evento ocorreu a feira de expositores com várias empresas do mercado com equipamentos, produtos e serviços.

Profa. Dra. Aline Machado do Curso de Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional e Doutora em Fisioterapia pela UNICID palestrando sobre TENS no reparo tecidual.

Ainda tivemos o lançamento do livro: Manual de condutas e práticas fisioterapêuticas no Câncer de Mama da ABFO (Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia), associação parceira da ABRAFIDEF, de autoria das Dras. Laura Rezende, Larissa L. Campanholi, Alessandra Tessaro, da editora Thieme Revinter.

Além disso contamos com a participação de 16 acadêmicos e profissionais voluntários que atuaram juntamente com demais profissionais contratados para operacionalidade de todo o evento, desde a secretaria, sala dos palestrantes e todos os auditórios, interna e externamente.

Neste grupo de voluntários tivemos a presença de alunos e ex-alunos do curso de graduação em fisioterapia do Centro Universitário São Camilo e da Faculdade de Medicina do ABC, além de alunos do Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Dermatofuncional da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) que se destacaram pelo empenho, seriedade, competência e profissionalismo, mostrando aos colegas de todo o Brasil e de visitantes de outros países, a qualidade e o diferencial do acadêmico destas instituições.

Alunos e professores do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional da UNICID!

Também estiveram presentes a equipe da Cursos Tacanis e do Núcleo de Fisioterapia Assistencial à Cirurgia Plástica do Hospital Ipiranga!

O evento teve como tema central a Ciência, Inovação e Ética como delineadores da profissão e desta especialidade. O Prof. Dr. Rinaldo Guirro realizou uma conferência sobre o tema central do evento.

O clima observado e sentido por todos foi de união e de um repensar sobre os caminhos de nossa especialidade.

Várias foram as mensagens que recebemos de muitos colegas e palavras de carinho. Parece mesmo que ao final do evento foi claramente sentido na expressão e na opinião de vários congressistas “um gosto de quero mais”, sendo obtidos os resultados desejados.

HOMENAGENS:

À Malu Losso Eventos e toda a equipe que proporcionou um evento sensacional em todos os seus detalhes!!! Gratidão eterna!!!

À Dra. Themis uma singela homenagem pela grande contribuição, dedicação e empenho sem limites à Fisioterapia Dermatofuncional brasileira!!!

À Profa. Maria Sílvia, pioneira da especialidade, uma justa homenagem!!!

E que venha o próximo!!!

5º. Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermatofuncional já tem presidente:

Dr. Flávio Feitosa!!! Boa sorte!!!

Até Fortaleza 2020!!!

Sentimentos de gratidão e honra!!!

admin

WordPress Image Lightbox